quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ciclo do Fósforo

  O ciclo do fósforo é mais simples do que os ciclos do carbono por exemplo, pois não existem muitos compostos gasosos de fósforo e, portanto, não há passagem pela atmosfera. Outra razão para a simplicidade, é a existência de apenas um composto de fósforo realmente importante para os seres vivos: o íon fosfato.   As plantas obtêm fósforo absorvendo os fosfatos dissolvidos na água e no solo. Os animais obtêm fosfatos na água e no alimento.
  A decomposição devolve o fósforo ao solo ou a água
 parte dele é arrastada pelas chuvas para os lagos e mares, onde acaba se incorporando às rochas.

  Existem dois ciclos do fósforo.
  Uma parte do elemento recicla-se localmente entre o solo, as plantas, consumidores e decompositores, em uma escala de tempo relativamente curta, que podemos chamar “ciclo de tempo ecológico”. Outra parte do fósforo ambiental sedimenta-se e é incorporada às rochas; seu ciclo envolve uma escala de tempo muito mais longa, que pode ser chamada “ciclo de tempo geológico”.


Referencias: http://www.colegioweb.com.br/biologia/ciclo-do-fosforo.html;
http://www.profpc.com.br/ciclo_fosforo.htm

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ciclo Da Água

  O ciclo da água, tambem chamado de ciclo hidrológico é o caminho que ela percorre. A chuva, basicamente, é o resultado da água que evapora dos lagos, rios e oceanos, formando as nuvens. Quando as nuvens estão carregadas, soltam a água na terra. Ela penetra o solo e vai alimentar as nascentes dos rios e os reservatórios subterrâneos. Se cai nos oceanos, mistura-se às águas salgadas e volta a evaporar, chove e cai na terra.
  A quantidade de água existente no planeta não aumenta nem diminui.

 
Referências: http://www.ecolnews.com.br/agua/indice.htm

Introdução aos Ciclos Biogeoquimicos

  São processos naturais que reciclam elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos, e, depois, vice-versa
  Os principais ciclos são o do carbono, da água, do oxigênio e do fósfero.
  Um ciclo biogeoquímico é o movimento ou o ciclo de um determinado elemento ou elementos químicos através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera da Terra.